pratica ácido acético
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: QUÍMICA APLICADA A AGRONOMIA
PROF. ALMIR LUIS BRANCHER
DETERMINAÇÃO DE Ka DO ÁCIDO ACÉTICO
Objetivo:
Diluir o ácido acético em agua utilizando diferentes proporções entre eles, determinar a concentração e o Ka do ácido acético para cada amostra.
Introdução teórica:
Equilíbrio químico é caracterizado por reações reversíveis, as quais os reagentes dão origem aos produtos (reação direta) e os produtos ao reagirem entre si reconstituem os reagentes (reação inversa), esse sistema entrara em equilíbrio quando a velocidade da reação direta for igual a velocidade da reação inversa. Esse equilíbrio ocorre da seguinte forma:
No início da reação, tem-se apenas as substâncias reagentes e a quantidade de produto é zero. A reação se inicia e a velocidade da reação direta é máxima, pois a concentração de reagentes é máxima. Com o passar do tempo a quantidade de substâncias reagentes vai diminuindo e com isso a velocidade da reação direta vai se tornando menor e produtos vão sendo formados, inicia-se então a reação inversa que vai aumentando de velocidade conforme a quantidade de produtos aumenta. Quando as duas velocidades ficarem iguais o equilíbrio químico é atingido, podendo ser demonstrado no gráfico abaixo:
Para que ocorra e se mantenha o equilíbrio químico devemos ter um sistema fechado sem interferência do ambiente, pois ao ocorrer troca de energia com o ambiente o sistema ira se ajustar a um novo estado de equilíbrio químico, conforme o princípio de Le Chatelier. Existe três fatores principais que podem deslocar o equilíbrio químico: Temperatura; o aumento da temperatura provoca o deslocamento do equilíbrio no sentido a reação que absorve calor, e a diminuição provoca o deslocamento no sentido da reação que libera calor. Pressão; o aumento da pressão provoca o deslocamento equilíbrio no sentido da reação que se realiza com