relatório sobre vinagre de álcool
Curso: Engenharia Química
Profa. Dra. Marcela Boroski
Discentes:
Brenda Santana de Almeida
Gabriela Crivoi Fiori
KellenBeatriz Ferreira dos Santos
Juliana Carla Xavier Lima
DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE
1) Introdução A palavra “vinagre” é oriunda do idioma Francêsvinaigreque significa “vinho agre” ou “vinho azedo”, que nada mais é o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas. No qual pode ser obtido através do vinho, e também de outras matériasprimas, como algumas frutas e vegetais (OLIVEIRA et al.,1987).
O vinagre é um produto conhecido há muito tempo, sendo que os primeiros indícios datam de 8000 anos a.C. Na época, tratava-se de um condimento muito aproveitado devido às propriedades benéficas ao organismo humano e à sua importância alimentícia, contando que, foi muito utilizado como bebida refrescante, diluído em água e também como medicamento, utilizando-o no tratamento de disfunções respiratórias, feridas e úlceras, devido às suas propriedades desinfetantes e anti-inflamatórias. (EMBRAPA,Lei nº 9.610,2006).
No Brasil, cerca de 90% de todo o vinagre produzido, é feito a partir do álcool da cana de açúcar. No entanto, isso ocorre, pois,no país a produção de vinho não é farta,nem barata, e com isso a utilização do álcool é mais viável, tendo em vista que a produção de cana de açúcar é abundante no pais. Enquanto o custo da produção de 1 litro de vinagre a partir do vinho sai por R$ 0,53 para a indústria, o mesmo produto tendo como origem o álcool de cana de açúcar custa R$ 0,07. Com isso, para imitar a coloração do vinagre de vinho, alguns fabricantes, utilizavam grandes quantidades de caramelo no vinagre produzido a partir da cana de açúcar(BOECHAT,2012).Com a intenção de coibir esta pratica, o governo tomou a decisão de limitar o volume de caramelo, tendo em vista que, essas mudanças são necessárias para a padronização dos produtos comercializados no território