Laudo
Determinação de Ácido Acético em vinagre
SOLICITANTE: FÁBIO LIMA
EXECUÇÃO:
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS- CAMPUS SALINAS
ACADÊMICA: JAQUELINE SOUZA GUEDES
Salinas- MG
Maio 2015
1.0 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
O vinagre é o produto resultante da fermentação de bebidas alcoólicas, e tem como principal característica, o sabor. Ao iniciar o processo de determinação do ácido acético em vinagre é possível observar que o vinagre utilizado no preparo de alimentos é uma solução aquosa diluída, em que prevalece o ácido acético.
O ácido acético é, portanto o principal ingrediente do vinagre, cuja legislação brasileira determina um teor de aproximadamente 4% de ácido acético no vinagre (EMBRAPA, 2006). Por o ácido acético ser um ácido fraco ele precisa ser determinado através de reações com base forte, o que levará a uma reação rápida, sendo, portanto compatível com a titulação ácido base.
O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração do ácido acético em vinagre, que será encontrado usando-se uma solução de NaOH que foi padronizada e a fenolftaleína como indicador.
2.0 MATERIAIS
2.1 Vidraria
Bureta 50 mL
Pipeta 10 mL
Erlenmeyer 250 mL
Béquer
Balão Volumétrico 100 mL
2.2 Equipamentos
Suporte para bureta
2.3 Reagentes
Solução de NaOH padronizada
Solução alcoólica de fenolftaleína a 0,1 % (m/v)
Água destilada
Solução de vinagre comercial
3.0 PROCEDIMENTOS
Primeiramente pipetou 10 mL de vinagre e transferiu para um balão volumétrico de 100 mL. Em seguida completou-se o volume até a marca com água destilada e homogeneizou a solução. Posteriormente pipetou em triplicata 10,00 mL da solução do balão e colocou em um erlenmeyer de 250 mL. Logo após adicionou 3 gotas de fenolftaleína e titulou com a solução padrão de NaOH padronizada (0,03247 mol/L), utilizou uma bureta de 50 mL, até o aparecimento de uma leve coloração rosa persistente. Realizou o procedimento em triplicata.
4.0 RESULTADOS