Pratica IV
Conservação da energia 3
Eletromecânica 3
Célula termossolar 4
Sensores sem baterias 4
Colheita de energia 4
Colheita de elétrons gera energia para componentes optoeletrônicos 5
Ferramentas para a colheita de energia 5
Conservação da energia
Em física, a lei ou princípio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Tal princípio está intimamente ligado com a própria definição da energia.
Um modo informal de enunciar essa lei é dizer que energia não pode ser criada nem destruída: a energia pode apenas transformar-se.
Seja um corpo de massa m, deslocando-se do ponto A para o ponto B, ao longo de uma trajetória qualquer, e que sobre ele estejam atuando forças conservativas.
Nesse caso, o trabalho realizado por estas forças é dado por:
T = EPA – EPB
Ou seja, o trabalho realizado por forças conservativas é igual à diferença entre as energias potenciais no ponto A e no ponto B.
Para qualquer outro tipo de força, o trabalho realizado por elas é igual à variação da energia cinética do corpo, isto é:
T = ECB – ECA
Igualando as duas equações temos:
EPA – EPB = ECB – ECA
EPA + ECA = EPB + ECB
Assim, podemos dizer que, se apenas forças conservativas atuam sobre um corpo em movimento, a soma da energia cinética do corpo com sua energia potencial permanece constante para qualquer ponto da trajetória.
Em = Ep + Ec.
A conservação da energia mecânica no sistema conservativo é de grande utilidade na resolução de inúmeros problemas da Dinâmica, sem a necessidade de análise detalhada das forças que agem no sistema ao longo de sua trajetória.
Eletromecânica
No âmbito da tecnologia, a eletromecânica consiste na combinação das ciências e técnicas da electrotecnia com as da mecânica.
A engenharia eletromecânica é a especialidade da engenharia que se ocupa das ciências e técnicas eletromecânicas.
Quando se trata da combinação da mecânica com