Pratica em Sala de Aula
O Estágio Supervisionado foi para mim um instrumento fundamental no processo de formação do professor. Pode me auxiliar e a compreender o mundo do trabalho e contribui para a consciência política e social, unindo a teoria à prática.
O primeiro passo, foram as visitas de observação onde pude ver de perto, a prática do professor atuando na sala de aula.
O segundo passo foi atuar como futura profissional, no começo encontrei várias limitações, tive que superar o medo de errar, mas é muito gratificante quando vemos o resultado do que fazemos.
“Formar o educador, a meu ver, seria criar condições para que o sujeito se prepare filosófica, científica, técnica e afetivamente para o tipo de ação que vai exercer.” (CANDAU, 2005, P.28)
Em todas as aulas foi possível observar que na aprendizagem as crianças se apropriam dos conhecimentos necessários para seu desenvolvimento pessoal, e ao mesmo tempo possibilita a sua atuação no espaço social, no qual ela está inserido.
Foi de extrema relevância conviver com as crianças, o modo apreensivo de cada uma, seu olhar, seu medo e suas peraltices, os questionamentos e a invasão na sala deles, os argumentos de não querer perder a tia (Professora).
Logo que cheguei me observavam de longe, mas após alguns minutos, já estavam todos ao meu redor, perguntando o que eu iria fazer na aula daquele dia.
A afetividade e o prazer deles em descobrir algo novo, fez com eu crescesse mais, tive um sentimento de bem-estar, satisfação emocional e harmonia com as crianças.
As professoras me deixaram motivadas com a prática em sala de aula, elas sempre usam palavras de incentivo para os estudantes, deve fazê-los crer que são importantes, transmitem ânimo e confiança mesmo nas imperfeições elas contemplavam o belo, elas dizem que tudo de bom deve vir da fala do professor para o aluno.
Segundo Oliveira (2000, p.158)
As crianças constroem o conhecimento a partir das interações