A prática interdisciplinar em sala de aula.
Este trabalho tem como objetivo de proporcionar o educando uma reflexão e aperfeiçoamento teórico sobre a prática interdisciplinar em sala de aula.
O surgimento da interdisciplinaridade se deu no final do século XIX, pela necessidade de dar uma resposta à fragmentação causada pela concepção positivista, pois as ciências foram subdivididas surgindo, várias disciplinas. E sua ideia era de restabelecer um diálogo entre as diversas áreas dos conhecimentos científicos.
O prefixo ‘Inter’ dentre as diversas conotações que podemos lhes atribuir, tem o significado de ‘troca’, ‘reciprocidade’, e ‘disciplina’, de ‘ensino’, ‘instrução’, ‘ciência’. Logo, a interdisciplinaridade pode ser compreendida como sendo a troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor áreas do conhecimento. (FEREIRA in FAZENDA, 1993, p. 21-22) Em tendente se que a interdisciplinaridade pretende garantir a construção de conhecimentos que rompam as fronteiras entre as disciplinas. Ela busca também envolvimento, compromisso, reciprocidade, atitudes, diante dos conhecimentos e condutas interdisciplinares.
4
DESENVOLVIMENTO
Se faz necessário mudanças, para que o trabalho interdisciplinar possa ser desenvolvido pelos professores é preciso desenvolver uma metodologia de trabalho interdisciplinar que implica: na integração dos conhecimentos; passar de uma concepção fragmentada para uma concepção unitária de conhecimento; superar a dicotomia entre o ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências e um processo de ensino aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo da vida.
Para Ivani Fazenda (1994), a metodologia interdisciplinar requer: Uma atitude especial ante o conhecimento, que se evidencia no reconhecimento das competências, incompetências, possibilidades e limites da própria disciplina e de seus agentes, no conhecimento e na valorização suficientes das demais disciplinas e dos