Projeto Inter Manual
Comprometido com as demandas atuais da escolarização contemporânea, o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia reconhece a necessidade de uma articulação entre a teoria e a prática como ferramentas de enfrentamento de problemas históricos como o analfabetismo e a fragilidade da formação docente. Para tanto, propõe-se a desenvolver, ao longo do quinto período do Curso de Pedagogia, o eixo articulador Docência e Ação Educativa, com o intuito de favorecer aos alunos a apropriação de ferramentas conceituais e práticas que garantam o exercício de um fazer docente competente, crítico e comprometido com as necessidades e exigências da sociedade, bem como sua relação com a gestão desse processo.
Desta forma o Projeto Interdisciplinar Especificidade e Função da Educação Escolar: O processo de aquisição dos instrumentos de acesso ao saber elaborado oportuniza aos alunos condições organizadas de conhecimento e análise de parte da realidade escolar, mais especificamente no que tange ao ensino inicial da leitura e da escrita. Por acreditar na necessidade de reflexões e discussões que fundamentam a teoria atrelada à prática, o projeto interdisciplinar está diretamente relacionado com o Estágio Curricular Supervisionado III, com carga horária obrigatória de 80 horas, uma vez que os alunos no cumprimento do estágio estarão coletando os dados necessários para o desenvolvimento do projeto. A articulação do projeto está sob responsabilidade das disciplinas Didática V e Fundamentos da Prática Docente: Língua Portuguesa II.
______________________________________________
2 – Justificativa
Momento da formação do aluno
Ao longo da formação no curso de Pedagogia considerando-se 1º e 2º período, experiências de contextualização geral do cenário educacional e de contatos iniciais com a realidade da educação foram proporcionadas aos alunos por meio dos Projetos Interdisciplinares I e II.
No 3º período, juntamente com o Estágio Curricular Supervisionado I, o desenvolvimento