NDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL
1. Estrutura de capital
A estrutura de capital se refere à proporção de capital próprio (acionistas) e de terceiros (credores) que uma firma usa para financiar suas operações. Em termos contábeis, patrimônio líquido e passivo de curto e longo prazo, respectivamente (OLIVEIRA et al, 2011).
Por que segundo Oliveira et al (2011) que o endividamento não é usual para empresas Brasileiras e Americanas?
Resposta: Uma das razões é que o uso de dívidas aumenta o risco financeiro. Isto é, levando em conta os custos de falência, o custo do endividamento se eleva, fazendo com que os credores sejam impulsionados a cobrar mais pelos empréstimos.
2. Índices de Estrutura de Capital
2.1. Índice de Participação de Capital de Terceiros
PCT = { (PC + PNC) / PL } x 100
O índice de Participação do Capital de Terceiros (PCT) nos indica quanto o capital de terceiros representa sobre o capital próprio investido no negócio.
2.2. Índice de Composição do Endividamento
CE = { (PC) / (PC + PNC) } x 100
A Composição de Endividamento (CE) nos indica quanto do capital de terceiros está alocado em compromissos de curto prazo.
2.3. Imobilização de Capital Próprio (PL)
ICP ou IPL = (AI / PL) x 100
O Grau de Imobilização de Capital Próprio (ICP) demonstra quanto dos recursos "engessados" no ativo Permanente foram financiados com capitais próprios.
2.4. Imobilização sobre Recursos Não Correntes
IRNC = AI / (PL + ELP) Uma variante do índice anterior. Avalia qual o nível de imobilização em relação aos recursos próprios e de terceiros de longo prazo. Quanto maior o índice, maior a imobilização. 2.5. Grau de Endividamento
GE = { (PC + PNC) / AT } x 100
O Grau de Endividamento (GE) demonstra quanto o capital de terceiros representa sobre o total de recursos investidos no negócio.
3. Exemplo prático
Tabela 1: Exemplo S/A, no ano 20x1, análise dos demonstrativos financeiros.
Fonte: Téles (2003)
4. Considerações acerca do artigo