Requisitos específicos de segurança
Segundo a NBR 213-1:1999 Segurança de Máquinas – Conceitos fundamentais, princípios gerais de projeto. Parte 1 (um): Terminologia básica e metodologia. Item 3.4 Segurança de uma máquina: Aptidão de uma máquina, sem causar lesão ou dano a saúde, de desempenhar a sua função, se transportada, instalada, sujeita a manutenção, desmontada, desativada ou sucateada, nas condições normais de utilização especificadas no manual de instruções.
3.5 – Perigo: Causa capaz de provocar uma lesão ou um dano para a saúde.
3.6 – Situação perigosa: Situação em que uma pessoa fica exposta a um ou mais perigos.
3.7 – Risco: Combinação da probabilidade e da gravidade de uma possível lesão ou dano para a saúde, que possa acontecer numa situação perigosa.
3.22 – Proteção: Parte da máquina especificamente utilizada para prover proteção por meio de uma barreira física.
3.22.1 – Proteção fixa: Proteção mantida em sua posição (isto é, fechada): - quer de maneira permanente (soldagem,...) quer por meio de elementos de fixação (parafuso, porcas etc.) que só permite que o protetor seja removido ou aberto com o auxilio de uma ferramenta.
3.22.2 – Proteção móvel: Proteção que se pode abrir sem utilizar ferramenta e que geralmente é ligado por elementos mecânicos (por exemplo, por meio de dobradiças) à estrutura da máquina ou a um elemento fixo próximo.
3.22.4 – Proteção com Inter travamento: Proteção associada a um dispositivo de Inter travamento.
NBR 213-2 Segurança de Máquinas – Conceitos fundamentais, princípios gerais de projeto. Parte 2 (dois): Princípios técnicos e especificações que define princípios técnicos e especificações destinados a transmitir ao projetista e os fabricantes a integrarem a segurança no projeto de máquinas de uso profissional e não profissional.
NBR 14153:1998 Segurança de Máquinas – Partes de sistemas de comando relacionado à segurança – Princípios gerais para projeto.
Nr 12.148 As ferramentas e materiais