Pratica de leitura em sala de aula
CAMPUS POETA TORQUATO NETO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS INGLÊS
PRÁTICAS DE LEITURA NA AULA DE INGLÊS:
UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
CLÁUDIA SALOMÉ DE OLIVEIRA
PICOS – PI
2014
CLÁUDIA SALOMÉ DE OLIVEIRA
PRÁTICAS DE LEITURA NA SALA DE AULA:
UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Pré-projeto apresentado na disciplina Métodos e Técnicas de pesquisa como requisito básico para a apresentação do Trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Letras / Inglês.
Orientadora: Maria do Socorro Baptista Barbosa
PICOS - PI
2014
O leitor utiliza na leitura o que ele já sabe o conhecimento adquirido ao longo de sua vida. É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento linguístico, o textual, o conhecimento de mundo, que o leitor consegue construir o sentido do texto. (KLEIMAN, 1989, P.13)
PICOS – PI
2014
SUMÁRIO Introdução 5Tema 7Problema de pesquisa 7 3. Justificativa 8 4. Objetivos 9 4.1 Objetivos Gerais 9 4.2 Objetivos Específicos 9 5. Referencial Teórico 10 6. Metodologia 13 7. Referencias 14 8. Cronograma 15
INTRODUÇÃO
A abordagem quanto ao tema “Leitura” é algo complexo na medida em que, atualmente, têm-se várias concepções, estudos e trabalhos sobre e, no entanto, há um profundo distanciamento da teoria com a prática.
O contexto atual prega que a leitura é algo essencial para a vida humana, até mesmo se configura como condição necessária, por isso, a escola deve realizar um trabalho de leitura que lhes possibilite sua inserção entendendo que é pela leitura que o mesmo conseguirá.
Assim sendo, na escola, o trabalho com a leitura deve estar intimamente ligado tanto à teoria quanto à prática. Pode-se aqui assegurar que a leitura é uma forma de aquisição de conhecimentos que são necessários para qualquer indivíduo em sua sociedade, seja