Pratica de Saponificação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Instituto de biologia Roberto de Alcantara Gomes
Departamento de Bioquímica
Nome: Renato Lucio de Oliveira Martins,Matricula 2013.101222.11,
Profs Jayme Bastos e Nathalia
Objetivo da prática
Demonstrar a reação de hidrólise básica de lipídios através da produção de sabão.
Introdução
A fabricação de sabão conhecida também por saponificação consiste na hidrolise básica precisamente de triglicerídeos,que são éster de ácidos graxos e podem provir de gorduras ou óleos vegetais.A reação começa com a adição de uma base forte á um triglicerídeo e o aquecimento facilita o processo.Cada molécula de triglicerídeo se quebra em uma molécula de glicerina e em seus três ácidos graxos correspondentes.O sabão,produto resultante deste processo é um sal de ácido carboxílico e por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares. Além disso, o sabão é um tenso-ativo, isto,é,reduz a tensão superficial da água. A reação básica de saponificação pode ser representada pela seguinte equação:
Éster de ácido graxo + Base forte → Álcool + Sal de ácido graxo (sabão)
No exemplo abaixo, a reação ocorre com a soda cáustica, sendo um processo muito usado industrialmente e em nível doméstico. Os radicais R1, R2 e R3representam cadeias carbônicas longas, características de ácidos graxos.
Material e método:
Reagentes:
-óleo de soja
- solução alcoólica de NaOH a 10% (Pesar 10g de NaOH e dissolva em uma quantidade mínima de água destilada e elevar o volume a 100mL com álcool 95%)
- água destilada
Material
- béquer de 50 mL
- pipeta de 2 mL
- pipeta de 10 mL
- proveta de 25 mL
Método:
-Colocar em um béquer de aproximadamente 70ml, 2 ml de óleo de soja ou 2g de banha.
-Adicionar 10 ml da solução alcoólica de NaOH a 10%
-Aquecer em banho a 80oC até que a fase