Saponificação
COSTA, Rosangela dos Prazeris da Universidade Federal do Amapá
RESUMO
Saponificação trata-se de um processo utilizado por indústrias na fabricação de sabões através de ácidos graxos e sais básicos, onde os as moléculas que apresentam caráter anfótero interagem simultaneamente com a água e com substâncias de caráter hidrofóbico, como as gorduras e os óleos. No relatório serão abordados conceitos que envolvem a reação de saponificação.
Palavras chaves: sabões, anfótero, saponificação.
INTRODUÇÃO
Saponificação ou hidrólise alcalina é uma reação química que se da entre um éster e uma base inorgânica ou com um sal básico, formando um sal orgânico e um álcool. O sabão possui moléculas anfóteras, ou seja, é polar e apolar age como ácido ou base.
Ácido graxo (óleo e gorduras) + hidróxido de sódio → sabão + glicerol (alcool).
As bases mais utilizadas nas reações de saponificação são o hidróxido de sódio (NaOH), que produz um sabão mais consistente, ou o hidróxido de potássio (KOH), que dá origem a um sabão mais mole, conhecidos como sabões potássicos. A principal fonte de ácidos graxos são óleos e gorduras1. Para que se tenha a separação de óleo e água se adiciona uma solução anfipátrica que ao agitar essa solução forma-se uma emulsão pouco estável, onde as gotas de óleo são preenchidas por moléculas anfipátricas que externamente são polares2.
OBJETIVOS
* Pesquisar a presença de ligações do tipo éster nas moléculas dos óleos e gorduras; * Conhecer a reação de produção de sabão partir dos óleos e gorduras; * Pesquisar o comportamento dos sabões em soluções aquosas contendo ou não óleos e gorduras; * Reconhecer as características de uma emulsão e sua importância na produção de alimentos.
MATERIAIS
* Proveta 25 ml; * Tela de amianto; * Tripé; * Pêra; * Pipeta 10 ml; * Pipeta 2ml; * Bico de bulsem; * Becker 50 ml; * Pinça de madeira;
REAGENTES
* Óleo de soja; * Cloreto de sódio