Saponificação
A água por si só não consegue remover certos tipos de sujeira, como, por exemplo, restos de óleo. Isso acontece porque as moléculas de água são polares e as de óleo, apoiares. O sabão exerce um papel importantíssimo na limpeza porque consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com substâncias apolares.
Para a produção do sabão é feita uma reação chamada Reação de saponificação, também conhecida como hidrólise alcalina, através desta reação é possível ter como produto o sabão.
Quimicamente, esta reação se dá a mistura de um Glicerídeo e uma base (Hidróxido de Sódio) obtendo Sabão (sal orgânico) H2O
GLICERÍDEO + NaOH → Sabão + Glicerol
Imagem de: http://quimicasemsegredos.com/reacao-de-Saponificacao.php Óleos e Gorduras são substâncias estéreis, sofrem reações de hidrólise ácidas e básicas, produzindo em hidrólise ácida, glicerol e ácidos graxos constituintes, e, nas hidrólises básicas o glicerol e os sais desses ácidos graxos, estes sais são conhecidos como sabão.
Ácidos Graxos possuem um único grupo Carboxila (-COOH ácidos monocarboxílicos) de cadeia longa.
A Glicerina (ou Glicerol) é um subproduto na produção do sabão. Ela também é usada na fabricação de cremes de beleza e sabonetes, pois tem ação umectante, em produtos alimentícios também é adicionada com a finalidade de manter a umidade no produto.
2 OBJETIVOS
Realizar em laboratório a reação de saponificação, observar seus resultados e formar o sabão como produto. Em seguida estudar as estruturas e reações provenientes deste experimento.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAS
-Becker;
-Proveta;
-Baqueta;
-Tela de Amianto;
-Pisseta;
-Tripé de Ferro;
-Bico de Bunsen;
-Balança analítica;
-Espátula
-Óleo de fritura;
-Hidróxido de Sódio (NaOH);
-H2O;
-Copo de plástico
-Vidro relógio
3.2 Métodos
3.2.1 Pesou-se com auxílio do vidro relógio na balança analítica, 20 gramas de Hidróxido de Sódio NaOH.
3.2.2 Mediu-se com o auxílio de uma proveta