fichamento
Na casa do City Boaçava, contudo, há uma sutil variação de partido: a geratriz do projeto são as empenas, e não o volume que elas conformam.
Empenas- paredes laterais de um edificio, sem aberturas (janelas ou portas)
A Residência no City Boaçava desenvolve-se a partir da flexibilização da planta e da potencialização das relações interior / exterior. Apoiada em apenas 4 colunas, a casa eleva-se do solo, liberando o terreno para diversos usos externos, de lazer e de serviços. As 4 colunas sustentam 2 empenas paralelas em concreto armado. o propósito do projeto, ou seja, isolar a residência do seu entorno imediato. Entra em cena, assim, o pátio central e descoberto, que setoriza os espaços frontal e posterior da moradia. o posicionamento desalinhado das escadas que dão acesso ao piso superior e à cobertura - nesta última há um espelho d’água contínuo e um grande deque de madeira - salienta visualmente a importância do pátio central ao multiplicar a metragem linear de guarda-corpos e corrimãos que o cercam.
Um pátio central articula todos os espaços, integrando-os visualmente e funcionalmente através de múltiplas transparências, garantidas pelo vazio e pelas superfícies de vidro.
-Sob a laje da sala, em semi-subsolo, encontram-se as áreas de serviço e garagem.
-O jardim e a varanda estão em continuidade à sala e a cozinha, assentados no terreno.
-No primeiro pavimento encontra-se a parte íntima da casa, quartos e escritório.
-Sobre a laje de cobertura há um teto jardim
1
2
3 Materialidade: Concreto e Vidro
4 Estrutura: Concreto
1 Ano: 2006
2 Área construída: 344 m²
3 Área do terreno: 481 m²
4 Layout Interiores: MMBB
5