Pratica de redox
NONA PRÁTICA: Introdução à oxi-redução
Teoria
Oxidação é qualquer transformação química que envolve perda de elétrons ou aumento do número de oxidação. Redução é qualquer transformação química que envolve ganho de elétrons ou diminuição do número de oxidação.
Chamamos de agente oxidante a espécie que produz oxidação e que se reduz, e de agente redutor a espécie que produz redução e que se oxida.
Em qualquer sistema, sempre que ocorrer uma oxidação, ocorrerá também uma redução e vice-versa. Os dois processos são simultâneos. Não poderá haver uma oxidação (perda de elétrons) se não há espécie alguma presente capaz de ganhar estes elétrons e se reduzir. O mesmo acontece com o processo de redução.
Nesta experiência, você observará algumas reações possíveis de oxi-redução que envolvem vários metais e íons metálicos. Analisando os resultados, você poderá determinar as forças relativas dos metais como agentes redutores (tendência de perder elétrons) e dos íons metálicos como agentes oxidantes (tendência de ganhar elétrons).
Materiais: Reagentes:
- 6 tubos de ensaio - Zinco metálico (em pedaços ou fita)
- Estante para tubos de ensaio - Cobre metálico (em pedaços ou fita) - Chumbo metálico (em pedaços ou fita) - Solução de nitrato de zinco 0,1 mol.L-1 - Solução de nitrato de cobre 0,1 mol.L-1 - Solução de nitrato de chumbo 0,1 mol.L-1
Procedimento:
1. Obtenha pedaços ou fitas pequenas e limpas dos metais zinco (Zn), cobre (Cu) e chumbo (Pb). Tenha à mão também as seguintes soluções: Zn(NO3)2 0,1 M, Cu(NO3)2 0,1 M e Pb(NO3)2 0,1 M.
2. Coloque cada um dos metais em cada uma das soluções. Para cada combinação, use aproximadamente 3 mL da solução e um pequeno pedaço de metal recentemente limpo, em um tubo de ensaio.
3. Anote os casos em que ocorreu reação