Analise de anions
Os métodos de análises qualitativas de ânions não são tão sistemáticos quanto às análises se cátions. Deve, entretanto, ser mencionado que é possível separar os ânions em grupos principais, dependendo das solubilidades dos seus sais de prata, de cálcio ou de bário e dos sais de zinco; mas estes grupos podem ser considerados úteis apenas para dar indicação das limitações do método e confirmação dos resultados obtidos por processos mais simples. Existe um esquema de classificação que se mostrou satisfatório na prática. Ele não é rígido, pois alguns dos ânions pertencem a mais de uma das subdivisões, e, além disso, não tem bases teóricas. Essencialmente, os processos empregados podem ser divididos em:
• Os que envolvem a identificação por produtos voláteis obtidos por tratamentos com ácidos. Eles estão dividos em:
- Gases desprendidos com HCl diluído e H2SO4 diluído.
São esses: carbonato, hidrogenocarbonato, sulfito, tiossulfato, sulfeto, nitrito, cianeto e cianato.
- Gases ou vapores ácidos desprendidos com H2SO4 concentrado. São esses: Os de I, fluoreto, hexafluorsilicato, cloreto, brometo, iodeto, nitrato, clorato, perclorato, permanganato, bromato, borato, hexacianoferrato (II) e (III), tiocianato, formiato, acetato, oxalato, tartarato e citrato.
• Os que dependem de reações em solução. Eles estão dividos em:
- Reações de precipitação. São esses: sulfato, persulfato, fosfato, fosfato, fosfito, hipofosfito, arseniato, arsenito, cromato, dicromato, silicato, hexafluorsilicato, salicilato, benzoato e succinato.
- Reações de oxidação e redução na solução.
São esses: manganato, permanganato, cromato e dicromato.
Métodos Experimentais
O Sal analisado é o de número 12 e este apresenta dois íons, um cátion (NH4+, Na+ ou K+) e um ânion, são eles o F- e o K+ os métodos para obtenção dos mesmos estão descritos abaixo.
Entre as observações preliminares, reparamos que esse sal tem aspecto de cristais finos, é bem