Plantas
Os agentes polinizadores são:
Anemofilia: através do vento;
Hidrofilia: através da água;
Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é um termo mais usado para polinização efetuada por abelhas e moscas;
Cantarofilia: com auxílio de besouros;
Psicofilia: efetuada por borboletas;
Falenofilia: através mariposas;
Quiropterofilia: polinização por morcegos;
Ornitofilia: polinização feita por aves.
27- Polinizações efetuadas pela ação do vento, que transporta grãos de pólen pelo ar, fazendo com que estes fecundem os óvulos de outra flor à distância.
A flor de plantas anemófilas geralmente tem estigmas plumosos, que oferecem maior superfície para receber os grãos de pólen. Suas anteras geralmente possuem filetes longos e flexíveis que oscilam ao vento, o que facilita a dispersão do pólen. Além disso, as plantas anemófilas costumam produzir grande quantidade de grãos de pólen, o que aumenta as chances de polinização.
28- Entomofilia é o termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é mais usado para designar a polinização efetuada por abelhas, vespas e moscas. É um tipo de polinização cruzada característico de plantas alógamas. O inseto, ao tocar-nos estames, leva no seu corpo o pólen, que depois será largado no estigma de outra flor.
A ornitofilia corresponde ao processo de polinização (transporte dos grãos de pólen de uma flor para outra) efetuado pelas aves, como o beija-flor.
29-A) anterozoide e ovulo b-) O tubo polínico é um crescimento celular do grão de pólen em direção ao óvulo, que possibilita a fecundação nas plantas espermatófitas. c-)O endosperma é um tecido vegetal, de