pratica de proteinas
INTRODUÇÃO
São os constituintes básicos da vida. As proteínas são as moléculas orgânicas abundantes e importantes nas células e constituem cerca 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa através das proteínas. Elas pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida, como esta apresentada abaixo: São as proteínas que agem como agentes estruturais das células, catalisadoras de funções biológicas, proteínas de armazenamento, motilidade, proteínas reguladoras e proteínas de defesa do organismo, como os anticorpos, o fibrinogênio e a trombina.
OBJETIVOS
Verificar nos alimentos qual tinha maior concentração de proteínas que atendem as necessidades alimentares diárias.
M ATERIAIS E MÉTODOS
Foi utilizado 09 tubos de ensaios para preparação dos compostos a serem analisados em laboratório( clara de ovo, complexo protéico,leite, álcool, mel, refrigerante, suco de caixinha, gelatina e maisena) reagente de biureto, conta gotas.
PROCEDIMENTOS
Primeiramente rotulamos cada tubo de ensaio com numero e nome do material a ser analisado, em seguida colocamos cerca de 1 ml( correspondente ao tamanho do tubo de ensaio) de cada produto no numero e nome equivalente, e anotamos a cor de cada um. Em seguida colocamos aproximadamente 1 a 2 ml de reagente de biureto em cada tudo de ensaio , homogeneizamos bastante e observamos a reação de cor de cada ingrediente.
RESULTADOS
Segue abaixo tabela com resultados