pratica de ensino
“Os modos de vida inspiram maneiras de pensar, os modos de pensamento criam maneiras de viver”.
(Nietzsche).
É importante conhecer como a escola organiza e utiliza o tempo e o espaço pedagógico, quais materiais e recursos têm disponíveis. Permitiu – se compreender que o é espaço amplo e tranqüilo, é utilizado de maneira a enriquecer o processo de aprendizagem.
Ao pensar na organização do espaço físico a instituição não esquece o conceito de mediação, centro do pensamento vygotskyano, interagir com outra pessoa, adulto ou colega, é a melhor maneira que a criança avança na aprendizagem.
Diferentemente das abordagens em que o professor aparece como modelo a ser seguido, o sócio - integracionista valoriza a participação do aluno.
A mediação docente acontece para auxiliar as crianças a adquirir conhecimentos estratégias que as levarão ser autônomas para aprender e para resolução de problemas.
“Não se trata de simples troca de informações, mas pessoas trabalhando juntos, modificando o que sabem e chegando a um saber novo para todos.”
A ação pedagógica da instituição inclui a abordagem sócio-interacionista, sem invalidar nenhuma estratégia mesmo que sejam específicos de outras abordagens.
Existem atividades dos métodos tradicionais, por exemplo, que são usadas em situações significativas para a turma e que estão dentro dos objetivos de aprendizagem.
O professor dispõe de recursos pedagógicos que lhe dão suporte no processo de ensino aprendizagem, alguns são industrializados e outros confeccionados pelas próprias crianças, reciclagens de sucatas trazidas por elas.
A mediação em sala de aula acontece em um ambiente no qual as experiências variadas são nas maiorias fundamentais no princípio da construção do ser social, crítico, autônomo e responsável, objetivando o seu desenvolvimento cognitivo, físico, moral, emocional e sócio-cultural.
Tais interações são reveladas na prática de ações com a