UML 2.4
MODELAGEM DE PROCESSOS
BRASÍLIA-DF
SETEMBRO/2014
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
UML 2.4.1
BRASÍLIA-DF
SETEMBRO/2014
UML 2.4.1
Diagramas Estruturais
1. Diagrama de classes: descreve a estrutura de um sistema, mostrando as classes do sistema, seus atributos e os relacionamentos entre as classes. É um diagrama que representa os agrupamentos de objetos, pois a palavra classe é o mesmo que grupo, categoria ou espécie. É um diagrama de agrupamentos. Assim quando falamos na classe pessoa estamos criando uma representação de seres semelhantes. O diagrama de classes organiza as espécies (ou grupos) do que queremos.
2. Diagrama de componentes: descreve como um sistema de software é dividido em componentes e mostra as dependências entre estes componentes. Esse diagrama representa os componentes do sistema quando este for ser implementado em termos de módulos de código--fonte, bibliotecas, formulários, arquivos de ajuda, módulos executáveis etc. e determina como esses componentes estarão estruturados e interagirão para que o sistema funcione de maneira adequada. O Diagrama de Componentes pode ser utilizado para modelar, por exemplo, os arquivos de código-fonte de um software, os módulos executáveis de um sistema ou a estrutura física de um banco de dados.
3. Diagrama de estrutura composta: descreve a estrutura interna de uma classe e as colaborações que essa estrutura torna possível. O Diagrama de Estrutura Composta é utilizado para modelar colaborações. Uma colaboração descreve uma visão de um conjunto de entidades cooperativas interpretadas por instâncias que cooperam entre si para executar uma função específica. O termo estrutura desse diagrama refere-se a uma composição de elementos interconectados, representando instâncias de tempo de execução que colaboram, por meio de vínculos de comunicação, em atingir algum objetivo comum. Esse diagrama também pode ser