pratica de ensino
Curso: Pedagogia
Alfabetização de Letramento, enfatizando o ensino da Leitura e escrita na escola.
Analisando a definição de letramento como um processo que vai além da alfabetização, e a codificação e decodificação da escrita. Com base nas pesquisas realizadas, percebemos o quanto é difícil para os professores alfabetizar letrando, ressaltando que esses dois processos são importantes na construção do conhecimento do aluno. O papel do educador é ser um mediador do conhecimento, trabalhando de maneira, que esses dois processos reflitam na vida do educando.
Alfabetização e letramento são processos diferentes, porém indissociáveis. O professor é a figura principal dentro do processo alfabetizar letrando, sendo o mediador no processo, ensino-aprendizagem, ensinando aos educando a importância da escrita no dia-a-dia, de maneira que os torne aptos a serem inseridos na sociedade.
O Professor tem que trabalhar de forma que as mesmas caminhem juntas, sempre instigando os alunos a lerem e produzirem textos. Da visão que a escola tem do indivíduo, e dos anseios da sociedade em relação à escola que deseja, é que nasce a determinação da qualidade que desejamos para o ensino das futuras gerações.
Não basta apenas alfabetizar é preciso alfabetizar letrando, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita (Soares, 1998, p. 47). O fato da persistência do analfabetismo funcional, muitas vezes presentes nas escolas é a falta da prática ou compreensão dos professores referente alfabetização e letramento no processo de aquisição da leitura e escrita, em que a maioria das escolas ainda vive numa visão de que alfabetizar é apenas decifrar e representar códigos da escrita são apresentadas as crianças atividades com simples repetição de silabas ou o que o professor fala, não envolvendo o processo subjetivo dos alunos.
Por outro lado, para que a aprendizagem da escrita aconteça, dois processos precisam