crédito tributário
Um processo inflacionário pode ser caracterizado pelo fato de que grande parte dos preços dos fatores de produção e de mercadorias esteja sofrendo elevação num período de tempo, ou seja, uma elevação continuada e persistente.
A inflação provoca um conflito distributivo, atuando como se houvesse um verdadeiro imposto invisível capaz de mascarar os erros de gestão e as ineficiências na economia. Outras consequências mais importantes do ponto de vista financeiro são a ilusão de rentabilidade e a imprevisibilidade das aplicações e das projeções financeiras.
A inflação tem um conceito bem definido que é acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias, para produzir índices de preços ao consumidor. Ela pode ser de oferta – quando há escassez de produto – ou de demanda – quando a procura é maior do que a quantidade ofertada. Os índices refletem a variação de milhares de preços.
Atualmente estamos vivendo no Brasil um período de inflação de demanda, onde o consumo expandiu e a produção não conseguiu acompanhar esse crescimento. O índice de inflação é uma média ponderada de uma "cesta" de consumo de um determinado segmento da sociedade (construção civil, produção industrial, serviços de telecomunicações, etc.), ou da renda familiar
(famílias que ganham até três salários mínimos, por exemplo). Sendo assim, com a junção dos índices regionais referentes a uma mesma faixa de renda é que se obtém o índice nacional.
Os índices de preços procura medir a mudança que ocorre nos níveis de preço de um período para outro.
Os índices mais utilizados para correção e atualização de preços ou de contratos são:
- O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é tido como o indicador oficial