Fenomenologia de Husserl
Matheus Ferreira
Claudia Conceição
Fenomenologia de Husserl
Águas Lindas
2014
2014
Matheus Ferreira
Claudia Conceição
Fenomenologia de Husserl
O presente trabalho tem como propósito apresentar a fenomenologia sob a rubrica do pensador alemão Edmund Husserl. Serão abordados aqui os principais conceitos que norteiam a fenomenologia husserliana, a qual exerce ainda grande influência no meio acadêmico.
Ceal, 12 de Novembro de 2014.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________
Prof. (Marcio Lima)
Introdução
A palavra fenomenologia foi empregada por alguns pensadores ao longo da história da filosofia, e pode ser aqui definida nos seguintes termos: “descrição daquilo que aparece ou ciência que tem como objetivo ou projeto essa descrição”. Como se pode deduzir do próprio vocábulo, a fenomenologia está relacionada diretamente ao conceito de fenômeno o qual pode ser definido como “aquilo que aparece ou se manifesta” (Idem). Todavia, não se pretende aqui apresentar um esboço histórico do conceito de fenômeno nem tampouco da fenomenologia. Em sendo assim, será feita uma abordagem da fenomenologia sob a rubrica do filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938).
A Fenomenologia
Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar. Como as coisas do mundo se apresentam à consciência, o filósofo alemão pretende perscrutar essa aparição no sentido de captar a sua essência (aquilo que o objeto é em si mesmo), isto é, “ir ao encontro das coisas em si mesmas”. Nesse sentido, a filosofia husserliana traz consigo um novo método de investigação