pratica de ensino
Os longos anos de experiências teóricas e práticas no Tênis de Mesa, nos mostram queexistem vários caminhos para iniciarmos as crianças e jovens na prática desta modalidade esportiva.
Desenvolvemos, adaptamos e copiamos vários métodos de treinamento para a iniciação. Desde osétodos asiáticos (que eram os únicos conhecidos e aplicados no Brasil, até 1986/87, quando iniciamos um intercâmbio mais estreito com a Europa) destacando o japonês, passando pelo sueco e o alemão. Vamos abordar e comentar alguns desses métodos.
I.1. Método Japonês
O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual. Este método (foi o mais aplicado no Brasil nos últimos 25 anos) mais se parece a uma linha de montagem de uma grande empresa nipônica. As crianças e jovens copiam e obedecem a tudo o que o treinador/professor ordena, tudo dentro de uma disciplina "militar".
Assim, todos são muito parecidos quando executam seus golpes/movimentos técnicos. As jogadas e estilos seguem a mesma tendência.
Baseado nos resultados sobre a motivação e estímulo despertados nas crianças com a aplicação deste método, chegamos à conclusão de que este não é um método lúdico e recomendado para a massificação do esporte, já que as crianças são obrigadas a seguir num só caminho, sendo tolhidas da possibilidade de desenvolver um jogo habilidoso e criativo (aliás, mais afeito ao temperamento brasileiro).
15Uma prova de que este método está ultrapassado são os resultados obtidos pelo Japão, no cenário internacional. O Japão que já foi várias vezes campeão Mundial e dominou a modalidade nos anos 50 e 60, tem caído muito de rendimento.
I.2. Método Alemão
Outro método de iniciação muito usado em todo o mundo é o método alemão. Ele é baseado no desenvolvimento dos sentidos e coordenação das crianças e jovens. Segue um programa preestabelecido, rígido na