PRATICA DE ENSINO
As células do organismo estão didaticamente divididas em três grupos com base na sua capacidade de regeneração e sua relação com o ciclo celular.
1. Células lábeis:
São as células dotadas de ciclo vital curto. Continuamente produzidas pelo organismo, permitindo o crescimento e a renovação constante dos tecidos onde ocorrem. Estão em divisão contínua, seguindo o ciclo celular de uma mitose a outra a fim de proliferar por toda a vida, substituindo as células que vão sendo destruídas. São encontradas em epitélios como o da pele, cavidade oral, vaginal e colo uterino; mucosas de revestimento de glândulas (salivares, pâncreas, vias biliares, etc); epitélio do trato gastrintestinal, útero e tubas uterinas; epitélio do trato urinário e células do tecido linfoide e hematopoiético.
2. Células estáveis:
São células de ciclo vital médio ou longo, podendo durar meses ou anos. São chamadas quiescentes e produzidas durante o período de crescimento do organismo. Apresentam nível baixo de replicação, mas podem sofrer rápida divisão em resposta a estímulos, quando voltam a serem formadas e capazes de reconstituir o tecido de origem. São exemplos: células do fígado, rim, pâncreas, ossos, músculo liso e células endoteliais vasculares.
3. Células permanentes:
São dotadas de ciclo vital longo e produzidas apenas no período embrionário. São células que não se dividem, ou seja, não realizam divisão mitótica. Na eventual morte dessas células não há reposição, uma vez que o indivíduo nasce com o “estoque” completo de células permanentes. São as células nervosas e as células musculares esqueléticas e cardíacas. AGENTES AGRESSIVOS OU ETIOLÓGICOS
Agente agressivo ou etiológico é qualquer agente que determine reações anormais na célula, podendo levar à perda da capacidade de compensação e gerar alterações bioquímicas, fisiológicas e morfológicas. A lesão bioquímica precede a lesão fisiológica que precede a lesão morfológica.
Classificação:
Intrínsecos: