Drenagem urbana
Curso: Engenharia Civil – 4º período
Disciplina: Ciências do meio-ambiente
Professora: Marisa Amaral
DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL
Cesar Augusto Pompêo
Muitos fatores contribuem para a degradação do meio ambiente e do próprio homem, o uso abusivo dos recursos minerais, a poluição e a insaciável vontade do homem de dominar tudo, são exemplos disso.
Atualmente muito se pensa em inovações tecnológicas, crescimento econômico, domínio etc., porém muitos problemas são “mascarados” ou simplesmente esquecidos em meio à tanta tecnologia. Pensar em um novo celular, uma nova máquina é comum, já tecnologias que envolvem o meio ambiente são quase escassas.
O texto de Pompêo trata sobre drenagem urbana que é um conjunto de medidas que tem objetivo de diminuir riscos que a população possa vir a ter quando ocorrer grandes chuvas ou até mesmo pelo excesso de poluição que causem alagamentos em áreas urbanas.
Como ponto de partida, o autor apresenta problemas de saneamento, apresentando dados da deficiência brasileira, como o de que apenas 8% do esgoto produzido no país recebe tratamento adequado e que 76% dos resíduos sólidos são depositados a céu aberto. Por meio desses dados, nota-se que são necessárias ações emergenciais quanto à isso.
A urbanização é um dos fatores que influenciam no desequilíbrio de ciclos hidrológicos, por meio do desmatamento, poluição das ruas (que causam entupimentos de bueiros), além de obras de drenagem inadequadas. Cesar Pompêo argumenta que a expansão urbana deve ser feita de forma planejada. Quando há planejamento, o limite financeiro impede a execução de obras destinadas à drenagem.
Nos últimos anos, a sustentabilidade vem sendo abordada constantemente, porém raramente posta em prática. Quanto ao assunto de drenagem, “medidas compensatórias” foram introduzidas em obras. Estas medidas visam compensar os efeitos da urbanização, agindo sobre processos hidrológicos e reduzindo volumes e