Pratica 1 colirio
Determinação de zinco em amostra de colírio
Londrina
26 de Fevereiro de 2013
Introdução e Objetivos No início, a técnica de espectroscopia de absorção atômica foi desenvolvida para a determinação de metais, contudo, com o estudo e crescimento da técnica, hoje ela é capaz de determinar diversos elementos tanto de origem animal, vegetal ou mineral. A espectroscopia de absorção atômica se baseia na quantidade de radiação absorvida pelo átomo em seu estado fundamental, que é produzida no nebulizador-queimador. A absorção é proporcional à concentração da solução distribuída na chama. A quantidade absorvida é medida pela diferença entre o sinal transmitido na presença e na ausência do elemento analisado.1 Neste experimento utilizou-se do método de espectroscopia de absorção atômica de chama, para realizar análises em colírio comercial. O objetivo foi determinar o teor de zinco na amostra, e compará-lo com os dados contidos no frasco do produto.
Procedimento
1) Preparo das soluções padrões de zinco:
1.1) Preparo da solução estoque (100 mg L-1): Para o preparo da solução estoque foi pesado 0,04397 g de ZnSO4.7H2O, em seguida essa massa foi diluída num balão volumétrico de 100 mL e o volume foi completado com água destilada.
1.2) Preparo da solução intermediária (5 mg L-1): A solução intermediária foi preparada a partir da solução estoque, foi pipetado 2,5 mL da solução estoque e colocada em um balão volumétrico de 50 mL, e o volume foi completado com água destilada.
1.3) Preparo das 5 soluções padrões de zinco (0,1; 0,3; 0,5; 0,7 e 0,9) mg L-1: A partir da solução intermediária foram preparadas cinco soluções padrões, os balões foram numerados de 1 a 5 e preparados como se segue: Foi pipetado 1, 3, 5, 7 e 9mL da solução intermediária e transferida respectivamente para balão volumétrico de 50 mL já numerados na sequência: 1, 2, 3, 4 e 5; cada balão foi completado com água destilada para obter as respectivas