Conjutivite
Conjuntivite significa inflamação da conjuntiva. Conjuntiva é um tecido que reveste a parte branca do olho (chamada esclera). Os sintomas da conjuntivite são muito inespecíficos e podem parecer com outras doenças. A conjuntivite pode ocorrer por diversos motivos. De modo geral classificamos a conjuntivite em infecciosa e alérgica.
Tipos de Conjuntivite:
1- Infecciosa: Pode ser causada por vírus (conjuntivite viral) ou por bactérias (conjuntivite bacteriana)
Conjuntivite Viral: É disparada a forma mais comum de conjuntivite. A transmissão é grande e rápida. Antibióticos não fazem qualquer efeito e não precisam ser usados. A doença é autolimitada, ou seja, melhora sozinho mesmo que não façamos nada.
Conjuntivite bacteriana: É uma forma menos comum da doença. Geralmente apresenta uma secreção mais intensa e mais grossa, parecida com pus. As bactérias mais comuns são: Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. É preciso usar antibióticos para curar essa forma de conjuntivite.
2 - Conjuntivite Alérgica: Ocorre quando o paciente apresenta alergia nos olhos. Pode se parecer muito com a conjuntivite infecciosa mas essa forma não tem risco de transmissão para outras pessoas. Um sintoma bem característico é a coceira intensa nos olhos.
Sintomas da Conjuntivite
O quadro geralmente se inicia com sensação de areia nos olhos, ardência e lacrimejamento. Rapidamente o olho fica vermelho, as pálpebras podem inchar, aparece muita secreção (que pode ser tipo pus ou remela ou tipo lágrima) e as vezes até dor nos olhos.
Como regra geral, nessa fase da doença, a visão não fica prejudicada.
É importante lembrar que nem todas as pessoas com conjuntivite apresentam todos esses sintomas. Algumas ficam só com o olho vermelho mas sem sentir nenhum incomodo, outras quase não apresentam secreção.
Da mesma forma, nem toda pessoa com olho vermelho, irritação nos olhos e