DIREITO HEBRAICO RESUMO
Podemos ver por meio deste trabalho, o primeiro direito já registrado na historia, conhecendo a historia do direito hebraico antigo, como era praticado na sociedade, os seus costumes e a influência que suas práticas legais e morais têm nas diversas culturas da sociedade atual.
Nesse inicio iremos conhecer a origem do povo Hebreu na era pré-cristã, e a forma como a religião, e logo após uma análise das fontes do direito hebraico, incluindo algumas citações do Talmud e do Torah
Origem do Povo Hebreu
O povo hebreu era de origem semita (os semitas são dois importantes povos: os hebreus e os árabes) eles se diferenciavam dos outros povos por sua crença religiosa. O termo Hebreu significa “povo do outro lado do rio”.
Os hebreus foram o povo que mais influenciou na civilização moderna, e também na religiosidade do cristianismo e do islamismo.
Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus. Esses pergaminhos foram deixados por uma comunidade que viveu ali por volta do século I a.C.
Economia e Sociedade
A economia hebraica pode ser dividida em duas formas, nômade e sedentária.
No inicio os pastores nômades, que se dedicavam a criação de ovelhas e cabras, esses bens pertenciam a todos do clã. Logo após eles começaram a residirem na Palestina, e mudando seus costumes, e iniciaram a agricultura e comercio. Nesse tempo foi quando começou a surgir as diferentes classes sociais, e principalmente a soberania de uma classe sobre a outra. Uma das consequências dessa mudança de costume foi que por um lado existia o proprietário com muito luxo, e enquanto isso os camponeses e pobres viviam na miséria.
Cultura
Quanto a cultura Hebraica podemos perceber que ela deixou grande contribuição para o mundo ocidental e atual, baseada principalmente em sua região
Na época do povo hebreu existiam o monoteísmo e o politeísta. O povo hebreu era monoteísta, ou seja,