Pr Mios De Risco
A questão do “prémio de risco” assume um papel central na temática dos mercados financeiros. No caso particular dos
Gestão de Activos
mercados accionistas, a análise do prémio de risco é igualmente
Paulo Monteiro
importante, constituindo uma das principais ferramentas de
paulo.monteiro@bancoinvest.pt
Telf.: 21 382 17 48
avaliação.
Raúl Póvoa raul.povoa@bancoinvest.pt Telf.: 21 382 17 48
Joana Fernandes joana.fernandes@bancoinvest.pt Telf.: 21 382 17 48
De uma forma simples, o prémio de risco consiste na diferença entre a remuneração exigida pelos investidores em acções e as taxas de juro sem risco. Na prática, este diferencial espelha a remuneração adicional exigida pela tomada de risco do investimento em acções.
No presente documento, analisamos a evolução dos prémios de risco dos mercados accionistas norte-americano e europeu, tomando como referência os índices S&P-500 e Stoxx-600, respectivamente. A análise é feita em duas dimensões: geográfica e sectorial. Pela primeira, constata-se que os mercados norte-americanos estão mais atractivos. Sectorialmente, os sectores de automóveis, recursos básicos, tecnologias, materiais e financeiro são, presentemente, os mais afastados das respectivas médias históricas e, por conseguinte, os mais interessantes numa perspectiva de risco-retorno.
Banco Invest, SA www.bancoinvest.pt Av. Eng. Duarte Pacheco
Torre 1, 11º andar
1070-101 Lisboa
Portugal
Índice:
Definição de prémio de risco
Pág. 2
Análise dos prémios de risco na Europa
Pág. 4
Análise dos prémios de risco nos Estados Unidos
Pág. 7
Conclusão
Pág. 9
Definição de prémio de risco
Um dos instrumentos fundamentais no processo de Alocação de Activos consiste na determinação do prémio de risco para as diferentes classes de activos. No caso concreto dos mercados accionistas, este pode ser representado pela diferença entre a remuneração implícita nas cotações de mercado (calculada a partir dos múltiplos de resultados a que transaccionam as