PPP CHARGE
Analisando a primeira imagem durante as eleições os políticos estão no meio do povo, são humildes cumprimentam todos que encontram, pegam os bebes no colo brincam, tudo é festa até parecem que realmente são humildes dando a perceber que todos somos iguais.
Mas a segunda imagem já nos mostra como eles realmente são, a partir do momento que se passam as eleições o povo que antes parecia ser tudo, agora já não tem mais importância, eles caminham tropeçando nas pessoas e não veem mais nada e ninguém. Uma triste realidade que se repete em cada eleição e francamente não existe nenhum politico que se importa com a população, somos nós pobres inocentes que acreditamos que um dia tudo pode mudar, e realmente pode, a partir do momento que a população aprender a escolher em quem votar, quando todos souberem o quanto seu voto pode mudar o rumo do nosso Brasil.
1.2 NÓS OS DESORDEIROS
O texto de João Ubaldo é rico em exemplos de quanto somos “desordeiros”. O principal indício de nosso mau-caratismo é o fato de atribuirmos aos outros os problemas: os outros são ruins, corruptos, feios, preconceituosos, maus... os outros. Nós vivemos em outro planeta. Eles são os culpados. Os políticos são péssimos e foram eleitos por marcianos - não votamos neles. Aliás, a impressão que dá é que foram eleitos por extraterrestres, já que poucos lembram em quem votaram. Outro ponto a ressaltar é nossa tentativa constante de burlar a Lei: compramos funcionários públicos e privados, enganamos no supermercado, vendemos voto, logramos no troco, atiramos lixo na rua, vendemos gato por lebre e por aí vai. Tudo que surta alguma vantagem topamos, independente do quanto vai custar. Ninguém assume a culpa de nada. O mundo é cruel, todos são contra e por aí vai.
Qualquer sociedade séria precisa integrar seus habitantes, de tal maneira que sintam a responsabilidade de pertencer a esta. Quanto mais comprometimento do povo, maior será a nação. Quando um líder vai