Scanners
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como finalidade mostrar alguns dos diversos tipos de scanner encontrados no mercado , assim como suas características, tecnologias e funcionamento.
Um scanner é um dispositivo de leitura ótica que permite converter imagens, fotos, ilustrações e textos em papel, num formato digital que pode ser manipulado em computador. O mais comum é o scanner de mesa, que parece muito com uma máquina copiadora. Outros tipos são: scanner de tambor, scanner de mão, scanner leitor código de barras, scanner de página e scanner para cartão de visita.
1 História
A primeira imagem a ser digitalizada de que se tem noticia, foi uma fotografia capturada pelo engenheiro estadunidense Russell Kirsch em 1957 no hoje Instituto Nacional de Padrões e
Technoloyg ou NIST. Russell Kirsch mandou seu filho Walden Kirsch, com três meses de idade na época, aos bits através de um scanner de tambor. O resultado foi uma imagem de pouca nitidez com 176 pixels. Scanners de tambor são ainda utilizados, pois podem permitir a captura de imagens de alta qualidade, até 12.000 PPI e eles são frequentemente usados em trabalho no cinema. Eles são muito caros, variando de dezenas de milhares de dólares para cem mil.
O primeiro scanner de mesa foi um charge-coupled device construída por Ray Kurzweil e uma equipe de colaboradores. Foi concluída em 1975, e tinha uma matriz linear de 500 sensores. Estes sensores digitalizados a página a ser copiado em pedaços 1,2 polegadas de largura. Figura 1 Scanner de tambor
Figura 2 Primeira imagem digitalizada
O primeiro software
Em 1983, a Microtek lançou o primeiro software projetado para permitir que usuários de computador convencional pudessem acessar a tecnologia de digitalização. O programa foi chamado EyeStar, e criou um padrão para importar imagens.
Scanner para Uso Doméstico
Em 1984, Microtek patenteado e lançado o MS-300A. Foi o primeiro scanner de mesa destinado ao uso doméstico e