PPE V
Compreende-se que a avaliação, dentro do contexto educacional, é um tema amplo, abrangente e de suma importância. É possível afirmar que durante todo o tempo estamos avaliando.
Cabe considerar que este é um processo presente no dia a dia dos seres humanos, mesmo que ocorra de modo intuitivo ou involuntário. Se não vejamos; quando, antes de sair de casa, nos olhamos no espelho, estamos avaliando. Quando se está no processo de aquisição de um bem móvel ou imóvel a avaliação se faz presente. Até mesmo quando conferimos o acabamento de um, simples, corte de cabelo é possível perceber a avaliação em andamento.
Portanto, se, por um lado avaliar parece simples como olhar para um espelho fixado em algum lugar para verificar se tudo se encontra devidamente no seu lugar, por outro lado, nos deparamos com uma das mais complexas atividades pertencentes aos seres humanos.
É importante acrescentar que dentro do campo de conhecimento denominado Pedagogia e mais especificamente, no que diz respeito ao famoso processo ensino-aprendizagem a avaliação se apresenta como um grande desafio.
Vale ressaltar que se faz necessário, antes de tudo, refletir um pouco sobre a dicotomia existente entre Educação e Avaliação. Segundo Hoffmann (1992, p.16):
A parafernália de mitos e representações contribui para essa dicotomia. Os educadores percebem a ação de educar e a ação de avaliar como dois momentos distintos e não relacionados. E exercem essas ações, de forma diferenciada.
Assim a problemática citada acima reflete a realidade corrente em quase todos os ambientes acadêmicos.No que tange a avaliação, talvez, em algum momento, num futuro próximo ou distante, este modelo dicotomizado se desfaça. Entretanto, muitos esforços deverão tomar lugar, antes que tal acontecimento se dê.
Na verdade o mundo se globalizou, os anos se passaram, o conhecimento científico avançou significativamente, mas a avaliação