Reino Monera - Bacterias
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm). As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.
Estrutura da célula bacteriana
É formada por uma célula procariótica (não possui membrana nuclear e o seu material nuclear encontra-se disperso no citoplasma) constituída de:
Membrana celular: Respiração, Nutrição.
Citoplasma: onde ocorrem a maioria das reações químicas da célula
Ribossomos- Responsáveis pela síntese de proteínas.
Plasmídeo- estrutura responsável pela auto-duplicação(forma de resistência) da bacteriana
Cápsulas- estrutura que proporciona resistência a fagocitose(englobamento de partículas).
Esporos- estruturas responsáveis por uma resistência ao meio externo quando este é desfavorável à sobrevivência da bactéria.
Parede Celular- serve como proteção. É também o que dá forma à bactéria.
Pili- possibilita a troca de DNA entre as bactérias
Plasmídeo- partículas de DNA que são trocadas pelo pili, quando este se liga ao de uma outra bactéria.
Forma da célula tipos de agrupamentos bacterianos
Os diversos tipos de células do organismo têm formas bastante variadas e as suas formas em geral estão estreitamente associadas com as funções que exercem. Alguns fatores importantes definem este conceito:
• Ação mecânica das células próximas – no momento em que as células estão formando tecidos, ou seja, bem próximas umas das outras, adquirem uma forma de poliedro.
• Tensão superficial – as células concentradas e solitárias