PPE V
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
ESCREVA SEU NOME COMPLETO
A INFLUÊNCIA DA MÚSICA PARA A APRENDIZAGEM
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Itapetininga
2014
APRESENTAÇÃO DO TEMA A linguagem musical há muito tempo faz parte da educação de crianças e adultos. Desde o nascimento, a criança tem necessidade de desenvolver o senso de ritmo, o mundo a sua volta expressa uma abundância de ritmos como, por exemplo: no relógio, no andar das pessoas, no vôo dos pássaros, no piscar de olhos e até mesmo na voz das pessoas mais próximas.
No período da alfabetização a criança beneficia-se do ensino da linguagem musical quando as atividades propostas contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora, da imitação de sons e gestos, da atenção e percepção, da memorização, do raciocínio, da inteligência, da linguagem e da expressão corporal. Gainza (1988, p. 22) ressalta que: “A música e o som, enquanto energia, estimulam o movimento interno e externo do homem; impulsionam-no ‘a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidade e grau”. Essas funções psiconeurológicas envolvem aspectos, ou seja, são as operações mentais que usamos para aprender, para raciocinar. Rosa (1990, p. 19) afirma que a simples atividade de cantar uma música proporciona à criança o treinamento de uma série de aptidões importantes. De acordo com Granja (2006, p. 21):
A música é uma das manifestações humanas mais antigas. Inscrições e desenhos de instrumentos musicais nas cavernas, flautas feitas de ossos e outros indícios mostram que a música é praticada pelo homem há muito tempo. Existem registros da prática musical em civilizações já extintas, como a egípcia, a babilônica e a assíria, e em civilizações milenares, como a hindu e a chinesa. Contudo, foi na Grécia antiga que a música se aproximou de modo especial da educação e da filosofia.
A música é uma linguagem muito expressiva e as canções são veículos de emoções e sentimentos, e podem fazer com