Relatório do Filme Lutero
Assistimos ao filme “Lutero” em atendimento à disciplina de História, ministrada pelo Professor Celso Luís. O filme foi sugerido para relacionarmos os fatos históricos da época.
O filme conta a história de Martin Lutero o precursor da reforma protestante, no con-texto do Renascimento, período em que a igreja encontrava-se numa crise. E conta a vida de Martinho Lutero, um alemão burguês que após quase ser atingido por um raio acredita ter recebido um chamado divino e entra para um mosteiro onde teve uma educação religiosa. Lutero tornou-se um monge cheio de ideologias e com es-sas ideias lutou para transformar a Igreja Católica, pois criticava as suas regras e o sentido das indulgências (perdão dos pecados) concedidas aos cristãos, em troca de serviços ou feitos especiais realizados pela igreja pretendendo angariar verbas para a construção de uma nova basílica de S. Pedro, no Vaticano, o papa Leão X mandou pregar à cristandade novas indulgências, concedendo a salvação da alma a quem as comprasse. Para Lutero, estas indulgências não passavam de exploração dos crentes e a hipocrisia que escondiam fez levantar a sua indignação. Redigiu um documento, criticando as indulgências e o Papa, "95 Teses", que afixou à porta da catedral de Wittenberg, cidade onde morava, e incitou o povo a não as comprar e isso fez com que fosse julgado pela inquisição. A partir desse momento a maioria da população começou a duvidar da palavra do Papa e Lutero dedicou-se à critica de certos dogmas da igreja, traduzindo a bíblia para alemão e redigindo em três obras fundamentais, o essencial do seu pensamento teológico organizado numa nova doutrina - o Luteranismo.
"Lutero" retrata a história verídica de Martinho Lutero, um monge alemão, na Europa Católica do séc. XVI, que, à medida que vai progredindo na sua carreira eclesiástica, vai tomando consciência do quão afastada a Igreja Católica está dos princípios originais do Cristianismo, o que faz com que este se