ppe II
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, BIOLÓGICAS E DA TERRA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMPUTAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
RELATÓRIO PARCIAL – PPE II
Nome:____________________________________________Matrícula:___________
1- Introdução
O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
A disciplina Pesquisa e Prática de Ensino representa um conjunto de atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de trabalho. Não tão distante de tal opinião, Piconez (2000, p. 16) afirma que "os estágios são vinculados ao componente curricular Prática de Ensino cujo objetivo é o preparo do licenciamento para o exercício do magistério em determinada área de ensino ou disciplina de 1º e 2º graus".
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante a disciplina Pesquisa e Prática de Ensino II do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Fluminense, localizado em Santo Antônio de Pádua/RJ, ministrada pelo professor Ricardo Souza, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado no período de ___ de setembro a 27 de novembro de 2014 e teve uma carga horário de 30 h/a sendo, 20 de observação e 10 de aplicação de prática.
O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional, pois visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de