Conexão de Internet em estação Petrolífera em Alto Mar
Trabalho: Redes heterogêneas e convergentes
Conexão de Internet em estação Petrolífera em Alto Mar
A Motorola Brasil desenvolveu um projeto para o FPSO Sevan Piracema o qual consiste em uma tecnologia avançada de rádio comunicação em longa distância.
Isto ocorre pelo fato da empresa Sevan Marine fora construída á 37 quilômetros de distância da costa de Aracajú, sendo esta, uma plataforma flutuante a qual presta serviços para a então conhecida Petrobrás, instalada em uma lâmina d’água de mais de mil metros em alto mar.
Tendo em considerações todos os fatores impeditivos pela longa distância, como variações de altura pelo fluxo de produção de óleo, inclinação provocada por condições climáticas adversas, entre outros, optaram pela melhor ferramenta para a estruturação de sua rede de dados, com uma conexão de maior alcance, confiabilidade e, sobretudo, velocidade.
A rede de dados implementada na plataforma possibilita conexão à internet, telefonia, videoconferência, provisionamento de dados e acesso aos principais sistemas de gerenciamento da estação para os funcionários. Mesmo com toda dificuldade apresentada, o projeto foi concebido e entregue em apenas 15 dias.
Por causa das adversidades do enlace, até então nenhuma tecnologia havia conseguido realizar o link com a plataforma. A situação foi resolvida, surpreendendo todos com o desempenho das soluções sem fio Motorola e o suporte técnico local especializado.
A solução de banda larga sem fio da Motorola vai aperfeiçoar a expansão das operações da plataforma que, por sua vez, contribuirá para o desenvolvimento do País.
Tecnologia instalada
O plano da rede contou com a instalação de enlaces Ponto-a-Ponto e Ponto-a-Multiponto da Motorola para interconectar a plataforma em alto-mar com a torre de transmissão da Masterradius, localizada na capital sergipana. Da torre, o sinal é replicado para o armazém da Piranema Serviços de