Povos da mesoamérica
Karl Marx, “os h omens fazem suas própria historia, mas não a fazem como querem; não a fazem sobcircunstancias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”. 6. Discorra sobre a virtude e o vício. Analise-os, compare-os e dê exemplos para cada um baseadosem seu cotidiano.
R: Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simplespotencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeirainclinação. Já o vicio é uma coisa mais em excesso como posso dizer o prazer. EX: A virtude consisteem assumir a responsabilidade por sua própria existência. È o vício pela irresponsabilidade perante simesmo.7. Como se expressa no âmbito da moral, a relação dialética entre o indivíduo e a sociedade? Quandoocorrem transformações nas normas morais?R: valores são adquiridos pelos indivíduos como uma herança cultural. Cada indivíduo assimila, desde ainfância noções do que é bom e desejável, e também do que é ruim desaconselhável ou repugnante.Por outro lado, os indivíduos, não assimilando passivamente esses princípios, podem contestá-los ouinterferir em sua formulação, de acordo com as novas condições histórico-sociais, e acabar portransformar as normas e costumes morais.
8. Com base nas distinções feitas nos capítulos estudados, analise e compare as seguintes escolhasmorais:a) a ação correta coma a ação incorreta;
R: é a da ação moralmente má ou incorreta, ou seja, a ação que contraria uma determinada normamoral, sem, no entanto, contestá-la como norma universal.
b) a ação incorreta coma a que expressa conflito ético;
R: Outra possibilidade ocorre quando o indivíduo recusa conscientemente uma norma moral porentendê-la inadequada ou ilegítima. Essa situação