Plasticidade dos solos
AULA 5-1 Plasticidade dos Solos
Aracaju-SE 2012
Introdução
Solos grossos - areias e pedregulhos, com pequena quantidade ou sem a presença de finos - o efeito da umidade nestes solos é negligenciado, - a quantidade de água presente tem um efeito secundário em seu comportamento
- pode classificar os solos grossos utilizando-se somente: a sua curva granulométrica, o seu grau de compacidade e a forma de suas partículas.
- areias ou pedregulhos de iguais curvas granulométricas comportam-se, na prática, semelhante
Isso não acontece nos solos finos
O conhecimento da curva granulométrica de tais solos não é suficiente para prever o seu comportamento na prática. Siltes, argilas e solos argilosos de mesma curva granulométrica cujos comportamentos não sejam semelhantes. Nos solos finos, intervém, além do tamanho, a própria forma das partículas. A forma das partículas nos solos finos é tão importante, na definição do seu comportamento, quanto as suas dimensões. Pedregulhos e areias são arredondados ou angulosos, sempre de forma aproximadamente esférica. Já nas argilas os grãos têm forma lamelar, escamosa ou outras ainda mais diferentes.
As partículas dos solos finos estarão ligados entre si e à água por forças que lhes emprestarão uma resistência intrínseca, a qual é chamada coesão. Por isso os solos finos são chamados coesivos. Sendo lamelares as formas das partículas sólidas de tais solos, eles poderão deslizar umas sobre as outras, quando o solo é deformado por ação de uma força externa, e a resistência a tal deformação, que acima foi chamada de coesão, dependerá do teor de umidade do solo.
Definição de Plasticidade É a propriedade de certos sólidos, que consiste na maior ou menor capacidade de serem moldados sob certas condições de umidade, sem variação de volume.
A plasticidade de certas argilas existe porque a forma lamelar de seus grãos permite um deslocamento relativo