CONSISTÊNCIA DOS SOLOS LIMITES DE PLASTICIDADE E LIQUIDEZ
PERNAMBUCO - IFPE
MECANICA DOS SOLOS:
CONSISTÊNCIA DOS SOLOS
LIMITES DE PLASTICIDADE E LIQUIDEZ
JOSÉ ANAILTON DA SILVA
PESQUEIRA
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Os limites de Atterberg ou limites de consistência são um método de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Através duma série de testes e ensaios é possível definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contração de um solo. Apesar da sua natureza fundamentalmente empírica, estes valores são de grande importância em aplicações de Mecânica dos solos, tais como a determinação do Índice de plasticidade e Atividade dos solos.
2 PLASTICIDADE
A experiência mostrou que, para os solos em cuja textura haja certa porcentagem de fração fina, não basta a granulometria para caracterizá-los, pois suas propriedades plásticas dependem do teor de umidade, além da forma das partículas e da sua composição química e mineralógica.
A plasticidade é normalmente definida como uma propriedade dos solos, que consiste na maior ou menor capacidade de serem eles moldados, sob certas condições de umidade, sem variação de volume . Trata-se de uma das mais importantes propriedades das argilas.
Em outras ciências da engenharia, o comportamento plástico dos materiais fundamenta-se nas características tensão-deformação. Assim é que um corpo diz-se elástico quando recupera a forma e o volume primitivos, ao cessar a ação das forças externas que o deformava; ao contrário, diz-se plástico quando não recupera seu estado original ao cessar a ação deformante .
Os corpos da prática não correspondem rigorosamente a nenhum dos tipos citados, posto que todos eles apresentam uma fase elástica e outra plástica, com predominância, em geral de uma ou de outra. O chumbo, por exemplo, é um material fundamentalmente plástico. Observe-se , ainda, que os conceitos de