Limite de liquidez e limite de plasticidade dos solos
Este ensaio tem por objetivo avaliar o limite de liquidez e limite de plasticidade dos solos. Estes ensaios prescrevem a norma NBR6459/82 correspondente ao Limite de Liquidez e a NBR 7180 correspondente ao Limite de Plasticidade.
Objetivos:
Definir através das amostras estudadas e ensaiadas em laboratório pelo método de Casagrande, o limite de liquidez e plasticidade do solo estudado no experimento a seguir:
Metodologia:
Para realizarmos essa experiência utilizamos alguns materiais indispensáveis para se fazer a análise, como por exemplo o:
-Almofariz;
-Espátula;
-Pipeta Graduada;
-Água destilada;
-Aparelho de Casagrande;
-Cinzel;
-Capsulas metálicas;
-Estufa;
-Face de Vidro esmerilhada.
Experimento 1: Limite de Liquidez – Aparelho de Casagrande (NBR 6459/94). Objetivo do ensaio: Determinar o limite de liquidez do solo. Procedimento: Foi utilizado um solo de textura fina que passou da última peneira com malha de 0,42mm. Com esse solo é criado uma pasta homogênea (15 ml de H2O para 100g de Solo) que, em seguida, é colocado na concha do Casagrande e utilizando o cinzel abre-se uma ranhura no meio da massa de solo.
Solo Colocado na concha do Casagrande e cortado no meio. Após esses procedimentos começa a bater a concha sobre a base, os taludes tendem a escorregar e a abertura na base da ranhura começa a se fechar. As batidas continuam até que os dois lados se unam. Como nosso solo se fechou com 13 batidas, o solo foi retirado do aparelho Casagrande e adicionado mais 3g de solo para repetir o processo. Após 25 batidas o solo fechou e foi retirada uma amostra do local onde o solo se uniu, pesado a amostra e o recipiente obteve-se um peso de 25.08g, conduzido a capsula até a estufa e deixado lá 24 horas para secar completamente ficando com 9,02g.
Solo unido após 25 batidas. Retirada da amostra