Limites
Resumo
Os limites de consistência são encontrados através de dois ensaios: limite de liquidez (LL ou wL) e limite de plasticidade (LP ou wP), destinam-se a avaliar as características de plasticidade de um solo fino. Os ensaios de plasticidade são realizados somente com a parte fina do solo, representada pelo material que passa na peneira de abertura 0,42 mm. Será apresentado neste artigo, os procedimentos pelos quais foram realizados os ensaios para determinar os limites de liquidez (LL), segundo a norma ABNT NBR-6459/84 e, de plasticidade (LP), segundo a norma ABNT NBR-7180/84 . Foi mostrado o cálculos parâmetros de limites de liquidez para amostras fictícias, abordando um exemplo de ensaio com dados determinados para uma amostra de solo, para determinação dos limites.
Introdução
A avaliação das características de plasticidade de um solo fino, nomeadamente dos seus limites de plasticidade e de liquidez, é determinante para a correta previsão dos aspectos fundamentais do seu comportamento, o qual depende fortemente da presença de água. A caracterização da plasticidade de um solo envolve a quantificação de valores característicos do teor em água, aos quais correspondem alterações significativas do comportamento do solo.
O limite de plasticidade (LP) é o teor de umidade necessário e suficiente para rolar uma porção do solo umedecido sobre uma placa de vidro até formar um pequeno cordão com 3 mm de diâmetro e 12 cm a 15 cm de comprimento. Assim, o limite de plasticidade é o teor em água abaixo do qual não é possível moldar o solo.
O limite de liquidez é, por sua vez, o teor em água para o qual o solo se passa a comportar como um líquido, ou seja, apresenta um comportamento "fluido" quando sujeito a 25 pancadas na concha de Casagrande. A diferença entre o limite de liquidez e de plasticidade determina o índice de plasticidade (IP = LL - LP).
Desenvolvimento
A consistência do solo é uma importante informação no campo