Notas de aula plasticidade e consistencia dos solos
PROF: MARCOS DAVI
CONSISTÊNCIA DOS SOLOS
• Segundo Terzaghi, o termo consistência refere-se ao grau de adesão entre as partículas de solo e à resistência oferecida a forças que tendam a deformar ou romper a massa do solo. • A consistência das argilas e de outros solos coesivos é qualitativamente descrita como mole, média, rija ou dura. (NBR – 6502)
CONSISTÊNCIA DOS SOLOS
• Segundo Milton Vargas, a consistência refere-se sempre aos solos coesivos e é definida como a maior ou menor rigidez com que uma argila (ou solo com alto teor de argila) se apresenta. Sabe-se que a rigidez de um solo argiloso varia inversamente com o seu teor de umidade, isto é, à medida que a umidade de uma massa argilosa diminui, a argila vai se tornando mais dura. Para grandes teores de umidade ela é mole (como uma lama); para pequenos teores, dura como um tijolo (mas para o teor de umidade zero, ou quase nulo, pode sofrer uma redução brusca em sua resistência a esforços externos).
PLASTICIDADE DOS SOLOS
• A experiência mostrou que, para os solos em cuja textura haja uma certa porcentagem de fração fina, não basta a granulometria para caracteriza-los, pois suas propriedades plásticas dependem do teor de umidade, além da forma das partículas e da sua composição química e mineralógica.
PLASTICIDADE DOS SOLOS
• A plasticidade é normalmente definida como uma propriedade dos solos, que consiste na maior ou menor capacidade de serem eles moldados, sob certas condições de umidade, sem variação de volume. Trata-se de uma das mais importantes propriedades das argilas.
PLASTICIDADE DOS SOLOS
Os solos grossos têm comportamento previsível por suas curvas granulométricas. Entretanto a experiência mostra que isto não acontece nos solos finos. Milton Vargas define solos finos como aqueles cuja maioria dos grãos têm diâmetro inferior a 0,1 mm.
PLASTICIDADE DOS SOLOS
Para fins práticos e didáticos, iremos (provisoriamente) preferir uma