Engenharia
Notas de Aula - Mecânica dos Solos 1. Professor: Marcelo Henrique
Plasticidade e Limites de Consistência dos Solos.
Plasticidade:
Principal característica dos solos coesivos (parcela mais fina dos solos – partículas de argila).
Propriedade que consiste na maior ou menor capacidade dos solos serem moldados, sob certas condições de umidade, sem variação de volume.
A plasticidade de um solo depende:
Dimensão e forma das partículas;
Natureza química de suas superfícies;
Teor de umidade.
Pode-se concluir assim que, a plasticidade dos solos é estudada pela determinação da quantidade de umidade requerida para fazê-los atingir estados arbitrariamente definidos como plástico. A determinação dos estados foi definida por Albert Atterberg (1846 – 1916), onde foi estabelecido por ele os pontos de transição no estado do solo (1900) sendo estes, teores de umidades denominados: Limite de Liquidez, Limite de Plasticidade e Limite de Contração.
Seta indica aumento no teor de umidade.
Limite de Liquidez (L.L)
Definido como o teor de umidade no qual o solo é suficientemente fluido para escorregar uma quantidade especificada quando levemente batido 25 vezes em um aparelho normatizado
(Aparelho de Casagrande).
No Brasil o ensaio é normatizado pela NBR 6459 (Out. 1984). Abaixo segue vídeo para melhor entendimento do ensaio. http://www.youtube.com/watch?v=1N_jc014LH0 UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE
Notas de Aula - Mecânica dos Solos 1. Professor: Marcelo Henrique
Plasticidade e Limites de Consistência dos Solos.
Esquema do Aparelho de Casagrande.
Após o ensaio ser repetido ao menos 3 vezes para a mesma amostra de solo, é traçado uma curva de fluidez “flow curve” relacionando o teor de umidade (eixo das ordenadas em escala aritmética) da amostra de solo ensaiada com o número de golpes (escala logarítmica) – representado abaixo – necessários para fechar o sulco na base num comprimente de 13 mm.