Fichamento Am Rica I
Matrícula: 201357652
Professora: Elizabeth Pippi
História – Noturno – 3. Semestre
Data de entrega: 11/03/2014
AMÉRICA LATINA COLONIAL, Leslie Bethell – Organizador: tradução: Maria Clara Cescato
“(...) A Mesoamérica (...) apresenta um aspecto nitidamente ístmico com várias características geográficas notáveis, como os golfos de Tehuantenpec e de Fonseca do lado do Pacífico e a península de Yucatán e o golfo de Honduras do lado do mar dos Caraíbas. (...) Tem uma história geológica complexa”. p. 26.
“(...). E é significativo que as mais importantes mudanças culturais da Mesoamérica tenham ocorrido nessas regiões”. p.26.
“ A pré-história remota, no caso das Américas, tem início por volta de 35000 a.C, quando aparentemente o homem chegou pela primeira vez ao continente através do estreito de Bering. Existem alguns testemunhos da provável presença do homem, por volta de 20000 a. C, na região ocupada pelo México atual. (...) os fósséis humanos mais antigos, descobertos no sítio arqueológico de Tepexpan, cerca de 40 quilômetros a nordeste de Cidade do México, datam de no máximo 9000 a. C”. p.27.
“La Venta, o maior dos centros, foi erguido numa pequena ilha, a poucos metros acima do nível do mar, numa área pantanosa junto ao rio Tonalá, 16 quilômetros antes de sua foz no golfo do México”. p.28.
“Em La Venta, do mesmo modo que em outras localidades olmecas, começou a desenvolver-se uma espécie de proto-urbanismo”. p.28.
“(...) os olmecas foram os primeiros, na Mesoamérica, a erigir grandes complexos de construções, principalmente para fins religiosos. Desse modo, o centro de La Venta, habilidosamente planejado, incluía pirâmides rebocadas de barro, túmulos circulares e alongados, altares entalhados na pedra, grandes compartimentos de pedra, fileiras de colunas de basalto, tumbas, sarcófagos, estelas, colossais cabeças de basalto e outras esculturas menores”. p.28.
“Os olmecas adoravam um deus-jaguar onipresente. Os elementos