Potenciômetro
Um potenciômetro é um componente eletrônico que possui resistência elétrica ajustável. Geralmente, é um resistor de três terminais onde a conexão central é deslizante e manipulável. Se todos os três terminais são usados, ele atua como um divisor de tensão.
Existem comercialmente, potenciômetros confeccionados com substrato em fio e carvão condutivo, a depender da corrente elétrica que circula nestes. Há potenciômetros cujo giro é de 270 graus e outros de maior precisão chamados multi- voltas.
Em relação à curva de resposta em função do ângulo de giro do eixo, existem dois tipos de potenciómetros, os lineares (sufixo B ao final do código) e os logaritmos (sufixo A ao final do código comercial do valor). Exemplo de especificação de potenciómetro linear: 50 kB, ou seja, de 50.000 ohms, linear.
Os potenciômetros lineares possuem curva de variação de resistência constante (linear)em relação ao ângulo de giro do eixo. Os potenciômetros logaritmos, por sua vez, apresentam uma variação de resistência ao ângulo de giro do eixo mais adaptada à curva de resposta de audibilidade do ouvido humano. Considerando um aparelho de som, os potenciômetros lineares são recomendados para uso em controle de tonalidade (graves, médios e agudos) e os logarítmicos mais recomendados para controles de volume.
POTENCIÔMETRO
Embora a finalidade principal do potenciômetro seja de ajustar algum parâmetro (o volume do aparelho de som, por exemplo), podemos facilmente utilizá-lo como um sensor de posição. Potenciômetros com essa finalidade podem ser encontrados em robôs e equipamentos industriais, onde são destinados a informar a angulação exata de um braço mecânico. Outra aplicação a que eles podem ser destinados é a monitorar o funcionamento da suspensão de um carro de corrida onde, de acordo com as informações recebidas de um potenciômetro que acompanha o movimento dos amortecedores, um sistema de controle regula a dureza da suspensão de acordo com as