Aditivos Para Concreto
Engenharia Civil – 5º Período
ADITIVOS PARA CONCRETO
Os aditivos são produtos químicos adicionados à mistura de concreto.
Os principais aditivos utilizados no Brasil são: retardadores, incorporadores de ar, plastificantes, superplastificantes (e seus derivados, como plastificantes aceleradores e plastificantes retardadores) e aceleradores.
Como o próprio nome já diz, os aditivos aceleradores têm como principal objetivo acelerar o processo de endurecimento do concreto, enquanto os retardadores adiam essa reação no processo.
Os aditivos plastificantes são muito utilizados no Brasil. Reduzem a quantidade necessária de água e melhoram a trabalhabilidade da mistura, facilitando o seu acabamento e adensamento. Além disso, melhoram as condições de transporte até a obra pois reduzem a perda de consistência ao longo do tempo.
Com o surgimento dos aditivos superplastificantes foi possível avançar na tecnologia do concreto e dosar concretos com resistências elevadas e alto desempenho, esses aditivos permitem elaborar concretos com baixíssimo teor de água (pode-se reduzir em até 30%) com o consequente aumento de sua resistência. Os aditivos incorporadores de ar, por sua vez, consistem na introdução de microbolhas de ar, com o objetivo de melhorar a trabalhabilidade do concreto, aumentar a durabilidade, diminuir a permeabilidade e a segregação, deixando o concreto mais coeso e homogêneo. Os incorporadores de ar reduzem ainda a exsudação, que é a subida de água livre no concreto.
A tabela a seguir descreve os principais aditivos e sua utilização:
ADITIVOS
TIPOS
Plastificantes (P)
EFEITOS
-Aumenta o índice de consistência; -Possibilita a redução de no mínimo 6% de água de amassamento; USOS
VANTAGENS
DESVANTAGENS
-Maior trabalhabilidade para determinada resistência; -menor consumo de cimento para determinada resistência e trabalhabilidade -Retardamento do início de pega
para