Planejamento de Experimentos
7
Projeto de Experimentos com Modelos de Simulação
Dentre os inúmeros problemas com que se deparam os tomadores de decisão, encontra-se o de compreender como o comportamento dos sistemas, medido por uma ou mais variáveis de interesse, é influenciado por uma ou mais variáveis controláveis ou mesmo por outras não controláveis. Neste capítulo apresenta-se uma técnica estatística que pode ser empregada para este propósito, o projeto experimental.
Tópicos
7.1
7.2
7.3
7.4
7.5
7.6
Introdução
Terminologia
Estratégias de Projetos Experimentais
Projetos Fatoriais – 2k
Projetos Fatoriais com Replicações – 2k.r
Projetos Experimentais Empregando Modelos de Simulação
Sumário
7.1.
Introdução
O processo ou técnica estatística empregada com o propósito de determinar como o comportamento de um sistema pode ser influenciado pelos possíveis valores de uma ou mais variáveis é o da experimentação. Considerando o jargão da estatística, as variáveis que medem o desempenho do sistema são aquelas conhecidas como respostas ou variáveis de resposta enquanto que aquelas que o experimentador está manipulando são conhecidas por fatores.
Segundo Montgomery (1997), um experimento é um teste ou uma série de testes, nos quais alterações controladas são realizadas sobre os fatores envolvidos num sistema ou processo, de tal forma que se possa observar e identificar as razões das mudanças ocorridas sobre as respostas. A Figura 7.1 procura ilustrar esta definição.
Na figura, o sistema ou processo é o objeto de estudo. Como visto no capítulo 2, pode ser visto como uma combinação de recursos (pessoas, máquinas, métodos, etc.) os quais atuam e transformam entradas em algum tipo de resposta observável. Dentre as variáveis envolvidas no processo (fatores), algumas são controláveis e outras não. No entanto, quando se faz uso de modelos de sistemas ou processos, os fatores não controláveis podem ser