Potenciômetros e lâmpadas
Objetivos
Aprender a utilizar o potenciômetro
Examinar uma aplicação do conceito de limitação de corrente
Determinar a curva característica de corrente versus tensão para uma lâmpada
Lista de material
Resistores R0 = 100Ω, R1 = 220Ω e potenciômetro de 1kΩ
Lâmpada de 12V DC
Fonte de tensão ajustável 0-30V, fonte de tensão DC, protoboard, multímetro, etc
Roteiro do experimento
-Como primeira parte dessa quarta aula, aprendemos o funcionamento de um potenciômetro, que trabalha da seguinte maneira:
‘’O potenciômetro pode ser modelado por um resistor RAB (entre A e B) em série com um resistor RBC (entre B e C). A resistência da associação em série (entre A e C) é dada por RAC = RAB + RBC. Ambas as resistências RAB e RBC podem ser ajustadas girando-se um botão, porém a resistência total RAC mantém-se sempre constante, em um valor especificado pelo fabricante. Isto é, girando-se o botão para um lado, RAB aumenta e RBC diminui, e girando-se para o outro lado o contrário acontece. (Na prática, a relação RAC = RAB + RBC pode não ser exata devido à resistência interna no terminal B.)’’
-A figura abaixo ilustra um potenciômetro.
Apartir desses conhecimentos, utilizamos o multímetro para realizar a medida das resistências do potenciômetro em 5 posiçoes diferentes, como consta na tabela abaixo:
Com esses dados, o próximo passo foi calcular qual deveria ser o valor da resistência Rbc para que Vbc fosse igual a 1V, no seguinte circuito:
(considerando Vf=5) Para isso usamos a formula Vbc = Rbc . VF Rab+Rbc
Substituindo: 1=(rbc/ rab+rbc).5 1=(rbc/1000).5 Rbc= 1000/5 Rbc= 200
Assim descobrimos teoricamente que o valor de Rbc deveria ser de 200 Ω. Feito isso, foi montado esse mesmo circuito utilizando a protoboard, e utilizando o multímetro, podemos medir que o valor de rbc será de